Blog

Glaucoma: Saiba como identificar

O glaucoma é um grupo de doenças que atinge o globo ocular e causa danos irreversíveis aos olhos, podendo inclusive levar à cegueira. Apesar de gravidade do problema, a doença ainda é pouco conhecida pelas pessoas, o que dificulta a identificação e o tratamento.

A causa do glaucoma está associada ao aumento da pressão interna do olho, o que pode gerar as lesões que danificam a visão. Doenças como a diabetes também podem desencadear a doença. Existem vários tipos de glaucoma, mas o mais comum é o tipo crônico ou aberto, que atinge adultos após os 40 anos de idade.

O grande problema do glaucoma é que a doença não apresenta sintomas no início, mas é possível notar a perda da visão periférica com o passar do tempo. Nesse momento, é importante procurar um médico imediatamente para fazer exames que possam identificar o problema de forma correta.

Um oftalmologista poderá executar os exames para verificar se a pressão interna do olho está acima do normal. Se o resultado para glaucoma for positivo, é preciso começar um tratamento imediatamente, para controlar a doença e evitar a perda da visão.