Concursos públicos

Concurso público do DETRAN

O concurso público do DETRAN ocorre anualmente em todos os estados do Brasil e também podem ser organizados pelo órgão federal denominado DENATRAN.

O objetivo é sempre o de manter uma equipe qualificada para garantir um trânsito mais seguro para toda a população. Há informações de que um novo concurso público do Detran para todo o país esteja em avaliação e deva ser aberto no começo de 2018.

No entanto, o Detran do Ceará já se antecipou e abriu no dia 15 de setembro um novo concurso púbico para o preenchimento de 383 vagas em diferentes níveis de escolaridade – clique aqui para ver o edital na íntegra. Outro estado que tem sido divulgado que está perto de abrir concurso público é o do Maranhão, que busca a substituição de agentes contratados por concursados pelo regime estatutário.

Por conta de seu trabalho e por sempre estar em busca de novos profissionais, o Detran sempre desperta muito interesse da população em conseguir uma vaga, ainda mais nos dias atuais, de crise e escassez de emprego. Desta forma, uma oportunidade em uma empresa pública faz com que todos se empenhem para serem aprovados no concurso. A quantidade de vagas, a variedade de áreas de atuação, os salários e benefícios informados também fazem com que muitas pessoas busquem o concurso público do DETRAN.

As vagas são destinadas aos níveis de escolaridade: médio e superior, sempre com regime de trabalho de 40 horas por semana. Os cargos mais oferecidos são: agente de trânsito, assistente técnico, técnico administrativo, advogado e analista de sistemas. Os salários variam de acordo com o cargo.

Estudo é fundamental para ir bem no concurso público do DETRAN

Como se vê, as oportunidades são diversas, fazendo com que o estudo prévio seja fundamental, já que muitas pessoas querem entrar no Detran. É importante se aprofundar em todas as disciplinas pedidas nos editais e, principalmente, focar seus estudos nas leis de trânsito e em tudo que envolve uma direção segura e um comportamento adequado no trânsito.

Se você está mesmo empenhado em ser aprovado, já pode estudar disciplinas como: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Educação para o Trânsito e Legislação de trânsito. Certamente esses temas cairão na prova. Quem dedica mais tempo e esforço para estudar tem muito mais chances de ser aprovado no concurso público do DETRAN.

Para ajudar, procure materiais e dicas sobre o que estudar para os concursos públicos que você mais tem interesse para te prepara melhor na hora de fazer as provas.

Outra dica bacana para quem está interessado em participar do concurso público do DETRAN é conferir os estados que abriram concurso e ler o edital para se ambientar ao que é solicitado aos candidatos. Claro que cada estado terá suas particularidades e requisitos próprios, mas em geral o conteúdo, as normas e o material a ser estudado são semelhantes, então você já consegue se ambientar com o processo seletivo e também com o que estudar para se dar bem quando abrir um concurso público do DETRAN na sua localidade.

Você também poderá conferir editais anteriores de sua região, pois os conteúdos normalmente são similares. No entanto, é importante checar direitinho com o edital, quando ele sair, para ver se faltou estudar alguma coisa e aprimorar o que for necessário para você se sair bem na prova. Boa sorte!

Saiba mais em: http://concurso-publicos.com/